top of page

3º festival de gastronomia Aparecida a Gosto começa nesta sexta-feira

A prefeitura de Aparecida, por meio das secretarias de Assistência Social (Semas), Indústria e Comércio (Sic), e Cultura, realiza a partir desta sexta-feira, 20, a 3ª edição do festival gastronômico Aparecida a Gosto – Feira Gourmet. O festival se estenderá até o dia 22, domingo, e será realizado na Praça da Matriz, no Centro de Aparecida.

Como o próprio nome sugere, a grande inovação da edição deste ano será a união entre a simplicidade das comidas de feira ao bom gosto da alta gastronomia. Nos dois primeiros dias, sexta e sábado, o evento será realizado à noite, das 18h e 22h. No domingo, dia 22, os estandes serão abertos às 9h, com encerramento previsto para as 15h.

Ao todo, 17 barracas vão oferecer, a preço popular, os tradicionais pastéis, espetinhos e comidas regionais, como pamonha, facilmente encontrados em feiras livres. A intenção é unir a comida simples ao requinte das alta gastrômonia da cozinha goiana. As barracas terão chefs que ajudarão os feirantes a preparar o cardápio oferecido durante o festival, o que dará o toque refinado aos pratos.

“O hábito de ir à feira faz parte da cultura do aparecidense e esse ano resolvemos incentivar e valorizar essa tradição que leva milhares de pessoas às bancas de feiras todos os dias”, afirmou a secretária municipal de Assistência Social, Carmem Sílvia, responsável pela realização do evento.

Ela lembra que nas duas primeiras edições do festival foram oferecidos cardápios formados exclusivamente por pratos regionais, como galinhada, arroz carreteiro, pamonha, entre outros. Cerca de cinco mil pessoas participaram das duas edições.

Carmem Sílvia explicou ainda que o festival foi criado para consolidar a identidade cultural do município e divulgar a culinária da região. “Estamos na terceira edição e temos convicção de que em pouco tempo este será um dos principais eventos gastronômicos do Estado”, destacou, acrescentando ainda que a expectativa este ano é de superar o público que visitou as edições anteriores.

A consultoria gastrônomica do evento ficou à cargo do renomado profissional Daniel de Moura, formada pela Escola Suiça de Hotelaria, em parceira com os professores e alunos do IGA - Instituto de Gastronomia Das Americas. “Queremos a democratização da comida, misturando sabores, estilos e variedades”, disse Daniel Moura, que embora não participará dos três dias do festival, assessorou pessoalmente a preparação do cardápio.

Oficinas

Além de degustar pratos saborosos orientados por renomados chefs de cozinha, quem for ao festival terá ainda oportunidade de aprender mais sobre culinária nos workshops e oficinas gastronômicas que serão oferecidos gratuitamente aos visitantes. A programação prevê ainda apresentações musicais nos três dias do evento, preparadas pela Secretaria de Cultura do município.

A realização do evento é das secretarias de Assistência Social e Indústria, Comércio, Ciências e Tecnologia de Aparecida; com apoio do governo federal, Senac, Sebrae, Petrobras, Caixa Econômica Federal (CEF), Petrobras, Instituto Gastronômico IGA Brasil, Cristal Alimentos e Brahma.

Posts em destaque
Posts Recentes
Arquivos
bottom of page